Exame de sangue

Os exames de sangue avaliam como está a saúde do paciente e devem ser realizados na sua rotina de cuidado com a saúde, para auxiliar o diagnóstico de doenças ou o acompanhamento de tratamentos.
É sempre importante consultar o médico para saber quais exames o paciente precisa, de acordo com a sua necessidade, e para avaliar também os resultados. Com esses em mãos, os profissionais conseguem avaliar as ações e tratamentos, quando necessário.
Geralmente esses check-ups são feitos anualmente, mas em alguns casos é necessário um prazo menor de intervalo.
Abaixo alguns dos principais exames:
Hemograma completo
Analisa componentes do sangue como as hemácias (também conhecidas como glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. O hemograma ajuda a detectar doenças como anemia, leucemia e infecções, por exemplo.
Exames bioquímicos
Analisam a presença/quantidade de substâncias orgânicas e inorgânicas na parte do sangue chamada de soro, que é a parte líquida. Esses exames ajudam a avaliar como está o funcionamento dos processos metabólicos no organismo.
Exames hormonais
Avaliam os níveis de hormônios, o que pode ajudar na identificação de possíveis alterações e necessidade de tratamentos.
Testes de marcadores tumorais
Ajudam a detectar a presença de substâncias encontradas em determinados tipos de câncer, o que pode ajudar a identificar a doença precocemente, bem como o acompanhamento de tumores.
Preparo
Um dia antes dos exames de sangue, é ideal fazer uma dieta leve.
Para alguns exames, não há a necessidade de jejum, mas, para a maioria deles, é indicado um jejum que pode variar de 3 a 12 horas. Para saber essas informações com segurança, é importante consultar o médico, pois ele vai saber indicar a necessidade.
Para todos os exames, é indicado não ficar sem comer por mais de 14 horas, pois isso pode trazer alterações significativas no metabolismo e interferir nos resultados.
É importante sempre mencionar condições pré-existente e o uso de medicamentos contínuos no dia da coleta, para não haver interferências nos diagnósticos.
Como funciona a coleta?
O procedimento deve ser realizado por profissionais preparados para garantir uma coleta de sangue segura e confortável.
Resultados
Estes devem ser levados ao médico, para que possa fazer a análise e comparação correta com as informações dos valores de referência. O profissional é quem irá fazer a indicação das melhores ações e tratamentos, levando em consideração a saúde e histórico clínico de cada paciente.
A partir do que for observado nos resultados, o profissional irá indicar a periodicidade das consultas e dos exames de sangue
Onde fazer?
Em uma das unidades do Centro de Medicina, ou pelo nosso atendimento domiciliar, em casa, ou onde preferir, sem pagar nada a mais por isso.*
Para mais informações fale com a gente por telefone ou Whats App: 4002-0203
*sem taxa de visitação


