O exame toxicológico ajuda a detectar a presença de substâncias e drogas ilícitas no organismo e pode ser realizado com amostras de cabelo ou pelos.
Esse exame é exigido para a regulamentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais e habilitados nas categorias C, D e E. Por isso, é necessário realizá-lo a cada 2 anos e meio, de acordo com as leis de trânsito mais atuais. Além disso, o exame pode ser solicitado em etapas classificatórias de concursos públicos.
Aqui no Centro de Medicina, você pode fazê-lo de forma rápida, prática e sem dor. E o melhor, ele pode ser feito sem agendamento prévio e está disponível em várias das nossas unidades.
A detecção de substâncias e drogas no organismo, através do exame toxicológico, é de quanto tempo?
Ele pode identificar substâncias ingeridas entre 90 até 180 dias após à coleta da amostra.
Quais drogas pode detectar?
Ele detecta substâncias psicoativas, como maconha, cocaína, opiáceos (codeína), morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e metanfetamina. O exame não detecta álcool e uso de cigarros.
Se o motorista estiver fazendo uso de medicamentos controlados sob prescrição médica, é necessário apresentar a receita, que comprova o uso, no momento da coleta, para que isso não influencie nos resultados.
O exame toxicológico é válido por quanto tempo?
O resultado deve ser entregue diretamente ao órgão que fez a solicitação em até 90 dias após a coleta do material. Após esse período, existe a possibilidade de repetição do exame.
Para os motoristas com carteira de habilitação nas categorias C, D e E, o exame precisa ser feito e entregue ao Detran a cada 2 anos e 6 meses, pois só assim ele poderá manter sua carteira de habilitação regularizada. Se o motorista for maior de 70 anos, o prazo é reduzido para 1 ano e 6 meses.
Para mais informações, fale com a gente por telefone ou WhatsApp no 4002-0203.

